Diferenças entre Seguro de Vida e Seguro AP

Você sabia que tanto o Seguro de Vida quanto o Seguro AP (Acidentes Pessoais) são opções para você que deseja estar preparado para situações delicadas que podem ocorrer durante toda a vida? 

Apesar de serem alternativas que trazem mais tranquilidade para você e sua família, muitas pessoas ainda não compreendem as diferenças entre ambos e acabam se equivocando sobre qual é a melhor opção para o momento. 

As semelhanças existem, mas o fato é que, sim, há diferenças importantes nas coberturas básicas e opcionais, bem como no objetivo e nas assistências de cada tipo de seguro. Por isso, na hora de escolher e contratar um plano é preciso considerar suas necessidades atuais, propósito e perfil pessoal e familiar. 

Antes de descobrir as principais diferenças entre o Seguro de Vida e o Seguro de Acidentes, conheça um pouco mais sobre estes dois tipos de proteção.

 

Seguro de Vida

Em caso de morte, o Seguro de Vida é opção utilizada para proteger financeiramente familiares ou dependentes, escolhidos pelo contratante. 

As coberturas incluem, normalmente, morte acidental ou natural, invalidez permanente, parcial, funcional ou relacionada ao trabalho, doenças graves, despesas médicas, entre outros. Essas garantias variam conforme a seguradora e todos os direitos e situações devem contar na apólice do seguro. 

Existem ainda assistências para serem utilizadas ainda em vida pelo segurado, é o caso das Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas, diárias por incapacidade temporária e sorteios mensais em dinheiro. 

Você pode saber mais sobre quem precisa contratar o Seguro de Vida neste texto aqui do blog!

 

Seguro de Acidentes Pessoais

É o seguro cuja finalidade é indenizar o segurado ou beneficiários unicamente nas ocorrências relacionadas a um acidente. Pode ser acionado nos casos de morte acidental, ou seja, aquelas ocasionadas de forma involuntária e não planejada, bem como em situações de incapacidade total ou parcial provocadas pelo imprevisto. 

É considerada invalidez quando há comprometimento funcional de um ou mais membros do corpo, provocado por acidente e para o qual não se pode esperar que haja recuperação ou reabilitação mesmo com os tratamentos disponíveis.

As coberturas opcionais e assistências contemplam alguns serviços essenciais que o segurado poderá utilizar após um acidente, como a DMHO. As Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas que serão cobertas pelo seguro quando o atendimento de fraturas e lesões forem decorrentes do acidente. Assim como descontos na rede de farmácias credenciadas e sorteios mensais em dinheiro.

Considerando as necessidade atuais do segurado, o perfil pessoal e familiar, além do propósito ao contratar um seguro, existem ainda assistências que priorizam o bem-estar, como o apoio nutricional, serviços para a residência (encanador, eletricista, chaveiro), cesta básica e suporte para problemas no automóvel da família. 

 

Quais as diferenças entre o Seguro de Vida e o Seguro de Acidentes Pessoais?

Na primeira opção o beneficiário do seguro receberá uma indenização quando acontecer a morte natural ou acidental, já no Seguro de Acidentes Pessoais os valores são liberados apenas em casos relacionados a um acidente. 

Outro aspecto importante é o valor da apólice: no seguro de vida esse montante cresce à medida que a idade do segurado avança, enquanto nos acidentes pessoais ele permanece praticamente o mesmo por todo o período de utilização, além disso, a quantia paga à seguradora é menor.  

Por fim, a indenização do seguro de vida é paga, para suprir as necessidades financeiras dos beneficiários após o falecimento do segurado. Apesar disso, existem situações e coberturas que o valor poderá ser solicitado para pagar, por exemplo, o tratamento de doenças graves. Neste caso o dinheiro é empregado livremente por quem recebeu. 

No seguro de Acidentes Pessoais, a indenização garante aos beneficiários, em caso de morte acidental, o valor correspondente ao capital segurado na apólice. Já quando ocorre a invalidez permanente, total ou parcial, por acidente, o próprio segurado recebe a quantia conforme o contratado junto à seguradora. 

 

Por que escolher o seu seguro na ViverBem para contratar o seu seguro?

Somos uma corretora que tem como meta o bem-estar dos nossos clientes, amigos e parceiros. Para facilitar sua vida, nós fugimos do modelo padrão, dispensando centenas de papéis, burocracia, cadastros complicados, filas de espera, etc.

Além disso, queremos apresentar uma nova visão sobre os seguros, deixando para trás a associação negativa e mostrar todos os benefícios que nossos segurados recebem ainda em vida ao contratar um plano.

Tornar sempre mais dinâmico o processo de contratação dos seguros é o nosso foco, e acima de tudo, mostrar para o mundo as vantagens que só quem é cliente ViverBem tem.

Agora que você conhece as diferenças entre o seguro de vida e de acidentes pessoais, entre em contato com a ViverBem e descubra qual é a opção ideal para proteger você e sua família!

 

Receba semanalmente nossa newsletter e fique por dentro do mundo ViverBem.