O tratamento de canal ou endodontia é um procedimento que resolve lesões, cáries e complicações no dente. A polpa dos dentes é uma região com vasos sanguíneos, nervos e tecidos sensíveis e vulneráveis do que outras partes da estrutura dental. Esse problema é bastante conhecido por uma forte dor no dente e durante a ida ao dentista, é removido os tecidos danificados, desinfecção do local, preenchimento dos espaços e reconstrução da coroa do dente.
Além do incômodo, outros pontos devem ser cuidados para saber se é canal ou não:
- Dores: É o principal indício de canal e acontece ao longo do dia ou noite. A dor costuma ser persistente e piorar com ingestão de alimentos quentes ou frios.
- Maxilar: Outro sinal de lesão grave é a dor no maxilar na parte inferior ou superior. Nesse caso, para sanar as dúvidas é preciso fazer uma radiografia e o profissional avalia se existe comprometimento na raiz ou osso.
- Inchaços: Dores nos dentes podem gerar inchaços ao mastigar, na face ou bolhas de sangue na parte afetada.
- Coloração: Alteração na cor e na estrutura do dente também são sinais a serem avaliados por um dentista. Escurecimento do dente pode ser complicação nas células da polpa.
A melhor maneira de tirar alguma dúvida é fazer uma radiografia, assim, é perceptível a visão de algum comprometimento.
Como evitar o tratamento de canal?
- Higiene correta: Escovar os dentes e passar fio após as refeições é uma forma de prevenção, pois promove a remoção de restos de comidas, evitando a cárie, por exemplo.
- Esportes: Cuidado ao praticar esportes com contato físico intenso e com risco de quedas, pois pode ocasionar traumas na boca. O recomendado é o uso de protetores bucais.
- Vá ao dentista: Manter as consultas em dia contribui para a prevenção de possíveis tratamentos de canal e outros problemas com a saúde dental. Não espere o surgimento de problemas para procurar ajuda! Procedimentos de prevenção iniciais costumam ser simples e rápidos.
Preciso realizar o tratamento de canal e agora?
O primeiro passo é buscar um dentista de confiança. Ele irá avaliar a gravidade dos problemas. Após o procedimento, o pós-operatório deve ser acompanhado pelo profissional nos próximos dias. Geralmente são indicados analgésicos e anti-inflamatórios para a recuperação.
Ele é necessário quando:
- A cárie destrói o esmalte atingindo a polpa, causando inflamação e infecção;
- Ocorre a degeneração avançada que é a morte da polpa dental;
- Casos de trauma dental;
- Fratura com exposição do nervo;
- Dente apresenta estrutura destruída.
Procedimento no consultório
- Primeiro passo é a abertura do canal e retirada da polpa que está infeccionada.
- Os espaços são preenchidos de forma permanente e finalizado com a coroa para envolver as faces dos dentes.
Finalizado, o dentista acompanhará a recuperação para verificar a existência de uma possível lesão.
Consequências se não fizer o tratamento de canal
Sem o procedimento adequado, as consequências tornam-se maiores. A intensificação das dores, a infecção pode se estender para a região periapical (raiz do dente), sintomas de febre e doenças graves como angina de Ludwig – a infecção bacteriana aguda da boca e da garganta, produzindo um inchaço que pode bloquear as vias respiratórias, podem ocorrer.
Plano odontológico
Com o plano, você fica tranquilo em fazer o tratamento sem se preocupar com os custos, tem a comodidade de ter um atendimento 24h e ter atendimento com um profissional capacitado para executar o tratamento.
Alguns serviços que o plano odontológico Bradesco cobre:
- Diagnóstico;
- Urgência/emergência;
- Radiologia;
- Prevenção;
- Dentística (restaurações);
- Periodontia (tratamento de gengiva);
- Endodontia (tratamento de canal);
- Cirurgias;
- Prótese completa;
- Extração;
- Prótese.
Contate um de nossos atendentes. Nós temos o suporte necessário para você que deseja encontrar o melhor plano de forma simples, eficiente e 100% digital.