Sem tempo para fazer exercício? Confira as dicas para treinar em casa

 

A correria do dia a dia, muitas vezes nos impede de dedicar tempo suficiente para cuidar da nossa saúde e bem-estar. No entanto, é possível encontrar maneiras de se exercitar mesmo com uma agenda apertada. Treinar em casa, por exemplo, é uma opção conveniente e eficaz. 

 

É possível ter ótimos resultados, sem precisar ir numa academia presencial, treinando somente com o peso corporal (sem necessidade de equipamentos). Reservando 10 minutos do seu dia, você já consegue montar um treino eficiente. Separamos uma lista seleta de exercícios voltado para quem quer adquirir esse hábito. 

 

1. HIIT (High-Intensity Interval Training)

 

O HIIT é uma excelente opção para quem tem pouco tempo disponível. Ele consiste em alternar períodos de alta intensidade com períodos de descanso ou baixa intensidade. Caso você tenha uma esteira em casa, um exemplo simples é correr o mais rápido que puder por 30 segundos, seguido de 1 minuto de caminhada, repetindo o ciclo por 15 a 20 minutos.

 

2. Treino de corpo inteiro em circuito

 

Um exercício de corpo inteiro em circuito é outra ótima opção para quem quer se mexer em casa rapidamente. Escolha de 5 a 10 exercícios que trabalhem diferentes grupos musculares, como agachamentos, flexões, abdominais, burpees, etc. Faça cada um por 30 segundos a 1 minuto, sem descanso entre eles. Após completar todos, pare por 1-2 minutos e repita de 2 a 3 vezes.

 

3. Tabata

 

O protocolo Tabata é um tipo de prática intervalada de alta intensidade que dura apenas 4 minutos. Ele consiste em realizar 20 segundos de exercício de alta intensidade, seguidos de 10 segundos de descanso, repetindo o ciclo por 8 vezes. É extremamente eficaz para queimar calorias e melhorar a resistência cardiovascular.

 

4. Cardio em escadas

 

Se você tiver escadas em casa, elas podem ser um excelente equipamento. Subir e descer é um movimento cardiovascular que fortalece as pernas e glúteos. Podendo criar algo com duração de 5 a 10 minutos, alternando a velocidade e intensidade para aumentar o desafio.

 

5. Dança ou aeróbica em casa

 

Colocar música e dançar por alguns minutos pode ser uma maneira divertida de fazer no seu lar. Além disso, existem muitos vídeos de aeróbica online que  oferecem uma grande variedade de estilos para todos os gostos.

 

Indoor walking

É o ato de caminhar dentro de casa. Simples assim. Se você gosta de andar pela cidade, o indoor walking é a opção ideal para quem não está acostumado a praticar atividades físicas intensas. É possível queimar até 600 calorias. Além de ser benéfico para fortalecimento do coração, a redução dos níveis de açúcar no sangue, aumento da energia e imunidade, tonificação dos músculos (principalmente das pernas) e melhora do humor. 

 

Ioga

O exercício para quem busca uma opção de baixo impacto e quer relaxar os músculos, aliviar o estresse e diminuir a dor muscular. 

Outros benefícios são a redução de inflamações e dores crônicas, melhora da qualidade do sono e alívio da enxaqueca. 

 

Pular corda

Não é brincadeira de criança! Super eficiente para a queima de calorias e fortalecer todos os músculos do corpo, melhorar a coordenação motora e fornecer mais agilidade. 10 minutos do exercício equivale a 30 minutos de corrida em velocidade média.

 

Exercícios de bodyweight

Esse é pra quem gosta de musculação, mas não curte ir à academia. Os exercícios de bodyweight são feitos usando o peso do próprio corpo .Trabalha a saúde cardiovascular e ganha resistência ao mesmo tempo. Entre os exercícios mais comuns, estão os agachamentos, as pranchas, as flexões, polichinelo e os “mountain climbers” (escalada na montanha, em português).

 

E aí, curtiu a nossa lista?! Agora você pode adaptar ainda mais a sua rotina com um seguro de vida da ViverBem. Fale conosco através do WhatsApp e saiba mais. 

 

Receba semanalmente nossa newsletter e fique por dentro do mundo ViverBem.