Sabemos que a gestação é um período em que as mães redobram os cuidados com a sua saúde para que tudo ocorra bem até a hora do nascimento do bebê. O que algumas pessoas ainda não sabem é sobre a relevância da saúde bucal nessa fase.
É importante a continuação das idas regulares ao dentista, isso porque, na gestação, as mulheres estão sujeitas a terem mais problemas bucais devido ao alto índice de hormônios. A higienização correta está atrelada a qualidade da saúde da mãe e da formação do feto, e o primeiro passo para a qualidade de vida de ambos, é a informação para a prevenção de possíveis problemas.
Outro ponto relevante para boa higiene bucal gestacional, é a prevenção de partos prematuros e nascimentos de bebês com peso abaixo do normal, pois é nessa fase que a mamãe fica mais suscetível a gengivite e a periodontite – que são as doenças ocasionadas, na maioria dos casos, pela falta de uma higiene da boca adequada – em razão de alterações hormonais características de uma gravidez. Situações de enjoo e vômitos nos primeiros meses de gravidez provocam e erosões ácidas ou descalcificações nas superfícies dos dentes, que causam doenças bucais também. Para evitar problemas como esse, é preciso manter uma rotina de limpeza bucal, passar fio e escovar sempre os dentes após as refeições.
Mitos sobre os cuidados
- Perda de dentes e cálcio: Mito. Não há indícios que comprovem que a mulher perdeu o cálcio dos dentes para formar a estrutura mineralizada do feto. Como mencionado anteriormente, os problemas são ocasionados pela higiene bucal inadequada e hábitos alimentares prejudiciais.
- Tratamento dental prejudica o bebê: não ir ao dentista ou realizar algum procedimento, o risco é menor do que os problemas bucais não tratados, por optar em não comparecer ao especialista.
- Proibição de anestésicos: Caso a mamãe precise em algum momento, ela poderá ser aplicada, basta acionar o profissional de saúde sobre a gestação, para que ele use o anestésico adequado.
Principais cuidados
O recomendado é começar os cuidados da saúde bucal antes de engravidar, e se possível, já conversar com o especialista sobre o desejo de aumentar a família. Com isso, ele irá avaliar da melhor forma sobre o tratamento necessário para esse período.
- Higiene em dia: Ter uma higienização adequada é a melhor maneira de evitar problemas. E não estamos falando somente da escovação após as refeições, mas também da escolha necessária de uma boa escova e creme dental, utilização do fio e enxaguante.
- Alimentação balanceada: Adotar alimentos saudáveis na gestação é fundamental para prevenir casos, por exemplo, de diabetes e hipertensão. Leite, peixe e ovos, aumentam o nível de vitamina D e cálcio, o que garante a gengiva e dentes mais fortes.
- Limpeza após ocorrências de vômitos: principalmente no primeiro trimestre gestacional, o cuidado deve ser rigoroso, porque os enjoos provocam um aumento do fluxo de ácidos provenientes do aparelho digestivo que afeta os dentes e isso pode danificá-los com o tempo.
Na ViverBem Seguros, corretora 100% digital, você encontra planos que permitem a você investir em sua saúde bucal por um valor acessível e com profissionais especializados.
Em nosso site, você conversa com a gente, esclarece suas dúvidas e descobre a melhor opção para você.