Saiba quando deve ser a primeira ida do bebê ao dentista

Para os papais de primeira viagem um questionamento bem comum é quando levar o bebê ao dentista. O recomendado é ir logo que aparece os primeiros dentinhos de leite, por volta dos seis meses de idade, onde é possível tirar dúvidas que possam surgir, além de aprender a forma correta de escovação e quais produtos podem ser utilizados nesse período.

Porém, a higiene do pequeno não começa nessa etapa. Desde o nascimento é necessário 

limpar as gengivas, bochechas e a língua com gaze ou paninho úmido duas vezes ao dia. Quando surgirem os primeiros dentes, devem ser escovados após as refeições.

 

Os primeiros dentinhos

A chegada dos dentes de leite se inicia por volta dos seis meses, variando de nenê para nenê. Depois serão trocados pelos permanentes. 

São os dentes temporários que conduzem os permanentes, que estão em crescimento abaixo da gengiva na posição correta. Uma função importante é a manutenção da arcada dentária para o desenvolvimento da face e da boca da criança. 

 

A primeira consulta

Nesse primeiro contato do bebê com o odontopediatra – profissional especializado na prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de problemas bucais em recém nascidos, crianças e adolescentes – é a maneira de ambientar ele com o consultório e se familiarizar com o profissional, assim, começa a se sentir seguro e confortável durante as avaliações. Ali serão realizadas orientações sobre a limpeza inicial, cuidados sobre o uso da mamadeira e da chupeta, como aliviar o incômodo do nascimento dos dentes, os melhores modelos de escovas e cremes dentais para serem usados. 

Algumas sugestões para aliviar as dores do nascimento dos dentes:

  • Picolé de leite materno;
  • Palitinhos de cenoura;
  • Objetos para morder;
  • Massagem na gengiva;

 

Prevenção de doenças desde cedo

Sim, os bebês podem desenvolver cáries e doenças bucais. Por isso, a importância de levar o filho a consultas regularmente. Periodontites ou erosões surgem devido ao mau hábito e higiene oral inadequada, acarretando desconforto e dores nos pequenos.

O recomendável é que as consultas aconteçam de seis em seis meses, aproximadamente, com acompanhamento e tratamento, a saúde do bebe estará garantida. Os dentistas acompanharão o crescimento dos dentes verificando se está acontecendo da maneira correta ou se há alguma lesão que prejudique a mastigação e a fala da criança. 

Ao longo do crescimento da criança, as visitas com o odontopediatra começam a mudar de foco. 

Alguns dos tratamentos realizados pelos dentista são:

  • Limpezas dos dentes;
  • Limpeza da cavidade oral;
  • Tratamento se houver lesões;
  • Exames de rotina;
  • Avaliações como Raio X

Outros casos para o acompanhamento profissional:

  • Sangramento na gengiva;
  • Dor na higienização ou na alimentação;
  • Quebra de algum dente;
  • Nascimento de dente torto ou afastado,
  • Dente com coloração diferente e escura

 

Dicas de higiene

Os primeiros contatos com a limpeza devem ser feitos pelos pais ou responsáveis, sempre após as refeições. Esse processo previne doenças e garante a saúde oral do bebê.

Escovas com cabeças pequenas e cerdas macias, creme dental com 1000 a 1100 ppm de flúor, são indicados a partir do primeiro ano de idade. Já o fio dental deve fazer parte do processo quando a criança já apresentar dois dentes juntos, combatendo o surgimento de placas, cáries, gengivite, etc. 

 

Até quando escovar os dentes do filho?

Isso vai depender da coordenação e capacidade do seu filho. Muitos profissionais aconselham até os 8 anos de idade e após, sempre fazer parte dos cuidados bucais dele. 

Até lá, se atente aos cuidados em casa:

  • Inicie a escovação com pasta de dente sem flúor quando os dentinhos aparecerem;
  • Faça da escovação uma rotina, ensinando o bebê a higienizar corretamente a boca;
  • Crie hábitos alimentares, evitando alimentos açucarados;

Na ViverBem Seguros você encontra duas modalidades de plano odontológico para crianças. As opções possuem procedimentos e exames necessários para cuidar da saúde bucal desde os primeiros meses de vida até a adolescência.

Dente de Leite – para bebês e crianças entre 0 e 7 anos de vida, com 183 procedimentos e exames disponíveis. 

Dental Júnior – são 184 tratamentos para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos de idade .

 

Entre em contato e tire suas dúvidas agora mesmo!

 

 

Receba semanalmente nossa newsletter e fique por dentro do mundo ViverBem.