Placa Bacteriana: O que é?

 

A placa bacteriana é uma doença comum que afeta a saúde bucal de muitas pessoas e a maioria dos problemas, como periodontite e gengivite, isso porque ela contém microorganismos que provocam reações orgânicas, como as inflamações, levando à manifestação de doenças bucais.

A placa é uma película pegajosa e incolor de bactérias que se forma constantemente nos dentes e gengivas e é uma condição que pode levar ao desenvolvimento de complicações por favorecer a proliferação de bactérias nocivas para os dentes, a gengiva e outros tecidos da boca. Outros fatores que podem ocorrer são cáries, tártaro, doença periodontal e mau hálito, sendo essencial ficar de olho na placa bacteriana e tomar medidas para removê-la regularmente.

 

Causas da placa bacteriana

 

A placa bacteriana só é formada quando há acúmulo de restos de alimentos nos dentes. Doces e carboidratos, fatores de risco por causa do amido e açúcar que são combustíveis para que as bactérias ataquem a gengiva.

A principal causa da formação de placa bacteriana é a falta de higiene e por isso, escovar os dentes de forma adequada, usar o fio e enxaguante bucal são essenciais.

 

Por que você deve se preocupar?

 

Os ácidos que desgastam o esmalte dos dentes provocam a cárie dentária e se não forem removidos, podem continuar atacando a dentina até atingirem a polpa do dente. Ignorar e não tratar a placa leva ao desenvolvimento de um abscesso ou infecção bacteriana.

Não escovar os dentes ou usar fio dental regularmente, a placa pode endurecer e transformar-se em tártaro. Ele pode se desenvolver em apenas um dia se você esquecer de escovar os dentes, manchando e ficando marrom ou amarelo os dentes. Além de ser esteticamente desagradável, há irritação na gengiva.

 

Diagnóstico e tratamento da placa bacteriana

 

É difícil perceber a formação da placa bacteriana, é a maneira mais fácil de identificar é numa consulta com profissional. O dentista possui instrumentos específicos para verificar todos os cantos dos dentes, identificando cáries, tártaro, gengivite e outras doenças bucais. 

O tratamento consiste na limpeza completa dos dentes e orientações sobre os cuidados do dia-a-dia. 

 

Como prevenir

 

Veja como realizar a ação preventiva da placa: 

Higiene bucal: Escovação dos dentes e a língua após todas as refeições, além do uso do fio dental e enxaguante. 

 

O creme dental e o enxaguante bucal devem conter flúor para que as bactérias nocivas sejam eliminadas. Opte por escovas de cabeça pequena e com cerdas macias e arredondadas.

 

Boa alimentação: Uma dieta nutritiva e equilibrada. Com frutas, verduras e legumes no dia a dia. 

 

Visitas periódicas ao dentista: Não deixe de consultar um dentista periodicamente para evitar o surgimento da placa bacteriana. Com o acompanhamento a manutenção de um sorriso saudável está garantido. 

 

Não se esqueça: 

 

Resumo da formação e os cuidados necessários.

 

  1. Formação da Placa Bacteriana: A placa bacteriana se desenvolve quando as bactérias na boca se combinam com restos de alimentos e saliva. Com o tempo, essa placa pode endurecer e se transformar em tártaro, que é mais difícil de remover e requer a intervenção de um dentista.

 

  1. Consequências: Não tratada pode levar a consequências, incluindo cáries dentárias, gengivite (inflamação das gengivas) e periodontite (uma forma avançada de doença periodontal). Podendo resultar na perda de dentes e afetar sua saúde geral.

 

  1. Prevenção e Tratamento: Escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental diariamente e enxaguar com um antisséptico bucal. Além disso, ir regularmente a um dentista.

 

  1. Alimentação Saudável: Evitar alimentos ricos em açúcar e amidos pode ajudar a reduzir a quantidade de placa produzida, pois esses alimentos alimentam as bactérias que causam a placa.

 

  1. Sintomas de Problemas Bucais: Se atente aos sinais de sangramento das gengivas, inchaço, dor nos dentes e mau hálito, esses sintomas podem indicar a presença de problemas relacionados à placa bacteriana. Se você notar, deve consultar um dentista o mais rápido possível.

 

  1. Cuidados Especiais: Em casos de ortodontia, como o uso de aparelhos, é necessário prestar atenção extra à higiene bucal, uma vez que os aparelhos podem dificultar a limpeza e remoção da placa bacteriana. 

 

Vem para a ViverBem

 

Agora que você sabe o que é a placa bacteriana, nós temos o suporte necessário para você que deseja encontrar o melhor plano odontológico de forma simples, eficiente e 100% digital. Entre em contato e venha sorrir sem neura!

 

 

Receba semanalmente nossa newsletter e fique por dentro do mundo ViverBem.