O plano odontológico é um auxílio para pessoas que buscam o cuidado da saúde bucal, tanto estético, quanto em relação ao bem-estar. Ele é um serviço que oferece a realização de consultas, procedimentos e tratamentos com dentistas e consultórios de sua preferência.
Ele é um ótimo aliado para a prevenção de cáries, tártaro, placas e danos na gengiva, os chamados problemas periodontais – infecção crônica com perda óssea, e é um indicador de risco para:
- Nascimento de bebês prematuros e baixo peso;
- Doença cardiovascular (infarto do miocárdio);
- Diabete mellitus (aumento na glicemia);
- Aumento do LDL (colesterol ruim);
- No diabético, a doença periodontal é mais severa do que no indivíduo saudável.
Tipos de plano odontológico
Plano odontológico individual – é contratado por pessoa física.
Plano odontológico empresarial – é contratado pela empresa onde você trabalha. Na maior parte dos casos, o colaborador arca com parte do valor, descontado na folha de pagamento.
Os serviços mais comuns que são cobertos no plano incluem:
- Diagnóstico;
- Urgência/emergência;
- Radiologia;
- Prevenção;
- Dentística (restaurações);
- Periodontia (tratamento de gengiva);
- Endodontia (tratamento de canal);
- Cirurgias;
- Prótese completa;
- Extração;
- Prótese.
Vantagens de contratar um plano
Um plano odontológico proporciona acesso a cuidados regulares com a saúde bucal, incentivando práticas preventivas e check-ups regulares, contribuindo para a manutenção de uma boa saúde oral. Confira outras vantagens ao aderir um plano.
Contato frequente com o dentista – quem tem plano dental pode ir com maior frequência ao consultório e não somente em momentos de necessidade. Frequentar o dentista regularmente é ótimo para manter uma saúde bucal adequada.
Menos problemas de saúde bucal – quem se consulta regularmente têm maiores chances de prevenir problemas, como cáries, gengivite, mau hálito ou alguma doença sistêmica provocada por alguma infecção bucal.
Economia – com um plano odontológico, você diminui os custos que teria com consultas particulares e evita gastos com procedimentos de emergência.
O que significa alguns procedimentos odontológicos
- Limpeza: Procedimento que envolve a remoção de placa bacteriana, tártaro e polimento dos dentes. Recomenda-se realizar limpezas regulares para prevenir doenças gengivais e cáries.
- Consulta e exame clínico: Durante o exame clínico, o profissional verifica problemas como cáries, gengivite e realiza verificações adicionais conforme necessário.
- Radiografias: Exames de imagem, como radiografias, ajudam na identificação de problemas não visíveis a olho nu, como cáries entre os dentes, nas raízes e condições ósseas.
- Restaurações: Tratamento para reparar dentes danificados por cáries. O dentista remove a parte afetada e preenche o espaço com um material restaurador, com resina composta ou amálgama.
- Endodontia: Procedimento para tratar a polpa do dente (nervo) quando está infectada. Envolve a remoção dela, limpeza, desinfecção e selamento do canal.
- Profilaxia e tratamento de gengivite: intervenção para prevenir e tratar a gengivite, uma inflamação das gengivas. Isso pode incluir limpeza profissional, raspagem e alisamento radicular para remover tártaro e placa.
- Extração dentária: Remoção de um dente, geralmente necessário quando está danificado ou não possui espaço adequado na boca.
- Clareamento: Procedimento estético para clarear os dentes, removendo manchas e descolorações. Pode ser realizado no consultório ou com kits de clareamento caseiros.
Portanto, optar por ter um plano odontológico é garantir a segurança e economia para sua saúde bucal e a da sua família. Entre em contato conosco e conheça as nossas coberturas.