Com o avanço da medicina, em conjunto com educação, saneamento básico, tratamentos eficientes e diagnósticos mais precisos, tem sido possível ter uma vida mais longa. Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apontaram que a expectativa de vida no Brasil subiu de 76,8 para 77 anos na comparação com 2020. Com 214 milhões de habitantes em 2023, segundo a ONU, tinha uma média de 48,1 anos em 1950, chegou a 75,3 anos em 2019, caiu para 72,8 anos em 2021, subiu para 76,2 anos em 2023 e deve alcançar 88,2 anos em 2100.
Além da parte médica, é necessário investir em prevenção e hábitos saudáveis na rotina do dia a dia. Praticar exercícios, comer de maneira equilibrada, não fumar e beber socialmente, são alguns exemplos de redução do risco de morte por problemas cardiovasculares e câncer, dois dos males contemporâneos tão temidos atualmente.
A importância de cuidar da saúde
Ter uma boa saúde não é apenas algo estético, mas sim ser livre de doenças. O estado saudável abrange todo o completo bem-estar físico, mental, psicológico e social de uma pessoa e pode ser melhorada com práticas diariamente.
1. Pratique atividades físicas
Movimente-se. Os exercícios físicos são excelentes para melhorar a disposição, isso porque libera endorfina e dopamina, hormônios que estão relacionados aos sentimentos de satisfação, felicidade, prazer e bem-estar. Opte por uma atividade que combine com você, seja musculação, caminhada, corrida, ciclismo, pilates, yoga, danças, etc.
Benefícios:
- Fortalece os músculos, os ossos e os tendões;
- Fortifica o sistema imunológico;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Reduz os riscos de ocorrência de doenças cardiovasculares;
- Previne infarto;
- Diminui a hipertensão;
- Reduz os sintomas de depressão, estresse e ansiedade;
- Melhora a qualidade do sono.
2. Alimentação saudável
Refeições balanceadas contribuem para a qualidade de vida. Evite fazer muitos intervalos entre as refeições, esse hábito pode trazer prejuízos para a sua saúde.
Beba bastante água. Ela é responsável por:
- Facilitar o processo de digestão;
- Reduzir o inchaço;
- Ativar a circulação sanguínea;
3. Evite o cigarro
O tabagismo é um hábito nocivo e que traz muitos malefícios para o organismo, tanto em curto quanto em longo prazo.
4. Dê prioridade para a sua saúde mental
O nosso mental é tão importante quanto o físico. A terapia é uma boa aliada para lidar com questões emocionais, controlar suas ações e equilibrar os sentimentos.
5. Cultive laços de amizade
Crie laços afetivos, mantenha uma rede de contatos ativa, composta por amigos, familiares e colegas de trabalho. Com eles você poderá ter uma rede de suporte nos momentos bons e ruins.
6. Descanse
Não descansar e ter um trabalho excessivo pode causar a Síndrome de Burnout, que é comum em funcionários que trabalham em ambientes com pouca qualidade de vida, sob pressão e com atividades para entregar em um curto prazo.
Faça intervalos regulares, com pausas e descanso.
7. Regule o sono
Ter uma noite de sono ruim traz consequências negativas, como cansaço, fadiga, sonolência, ansiedade, depressão, aumento do apetite, enfraquece o sistema imunológico, causa problemas de memória, além de aumentar os riscos de surgimento de diabetes e doenças cardíacas.
- Não mexa no celular na cama;
- Desligue a televisão e outros aparelhos;
- Consuma comidas leves e de fácil digestão
Ter esses hábitos saudáveis ajuda no prolongamento da vida. Você é sua prioridade, em qualquer momento!
Com a ViverBem, o seu cuidado e de quem ama está garantido! Conheça os nossos seguros e garanta a estabilidade e proteção necessária!