Vai viajar para o exterior, provavelmente será necessário o visto, certo?! No entanto, nem todos sabem que além do passaporte pode ser exigido pelas autoridades de imigração estrangeiras: o seguro viagem, que é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Independente da escolha do destino, é relevante contratar o seguro, principalmente para fora do Brasil, isso porque podem ocorrer situações como extravio de bagagem ou a necessidade de um atendimento médico ou odontológico.
O seguro viagem obrigatório é uma exigência para viagens para vários países. Ele tem como objetivo a proteção do consumidor em caso de imprevisto e o local de destino não precisará arcar com eventuais gastos emergenciais com estrangeiros. Esse requisito é cobrado no aeroporto e sem ele, você pode acabar obrigado a voltar para casa sem decolar.
Além de casos inesperados, o seguro garante itens como assistência odontológica, farmacêutica e jurídica, seguro de bagagem, auxílio por atraso ou cancelamento de voo, entre outros.
- Cobertura básica: assistência médica, hospitalar e odontológica, seguro de bagagem, regresso antecipado, traslado médico, etc.
O seguro é obrigatório em 26 países do continente europeu e não é necessário contratar um seguro viagem para cada país que vai visitar.
Alguns países europeus que exigem o seguro viagem:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
Essa exigência não é requisito somente para a Europa, Emirados Árabes Unidos, Cuba e a Austrália, em casos específicos, além de Equador, Cuba, Catar e outros também integram a lista.
E para o Brasil?
Apesar de não ser obrigatório, recomenda-se que a pessoa que for viajar adquira essa proteção até mesmo em roteiros nacionais. Os custos do seguro variam de acordo com a cobertura contratada escolhida.
TIPOS DE SEGURO VIAGEM
- Nacional: recomendado para destinos brasileiros em que os turistas desejam um passeio com mais aventuras e atividades de esportes radicais.
- Internacional: para viagens ao exterior, obrigatório ou não, costuma ser contratado pelas coberturas médicas, hospitalares e odontológicas oferecidas;
- Saúde: internações ou contaminações.
- Intercâmbio: para quem pretende passar mais de meses em um lugar, viajando pelo mundo. Oferece coberturas mais prolongadas e um custo-benefício melhor.
O que o seguro de viagem inclui?
- Assistência COVID 19;
- Assistência médica em caso de acidente ou doença;
- Transferência de fundos;
- Indenização por perda de bagagem;
- Odontologia de emergência;
- Despesas com medicamentos prescritos;
- Repatriação médica, administrativa e funerária;
- Garantia de viagem de retorno;
- Acompanhamento de menores.
Itens que não podem ser esquecidos
- Passaporte;
- Seguro Viagem;
- Reserva de voo e hospedagem;
- Moeda do país de destino;
- Visto;
- Carteira de vacinação;
- Extrato bancário;
- Documento de identificação com foto.
Já passou o tempo em que era preciso assinar dezenas de papéis, juntar vários documentos e esperar pela análise do seu perfil por um longo tempo. Para identificar um bom seguro leve em conta os que oferecem agilidade na contratação sem perder a segurança e profissionalismo. Nessa situação, contar com uma corretora, como a ViverBem, é fundamental para garantir uma viagem segura e tranquila. Somos uma empresa 100% digital com processos simplificados e seguros.