Conheça os 9 mitos sobre o seguro  

O mundo dos seguros é cercado de mitos que se espalham através da internet e da opinião de pessoas que não conhecem totalmente esse tipo de serviço. As informações desencontradas ou mesmo falsas colocam muitas dúvidas que podem dificultar a contratação por quem deseja proteger seus bens e a família. 

 

Pensando nisso, a ViverBem traz 9 mitos sobre os diversos tipos de seguros! 

 

1. Seguro de vida não pode ser contratado por pessoas jovens

Este é um dos mitos mais comuns no imaginário popular sobre seguros. De modo geral, o seguro de vida é associado a pessoas em idade avançada com estabilidade financeira e uma família que depende exclusivamente da sua renda. 

No entanto, esse tipo de seguro é muito mais amplo e pode ser contratado por todo indivíduo a partir dos dezoito anos. Atualmente existem coberturas e assistências que podem ser utilizadas ainda em vida pelo contratante e seus dependentes, seja em situações atípicas, como doenças graves, invalidez permanente total ou parcial.

 

2. O Seguro Residencial cobre apenas incêndio

A maioria dos seguros possui uma extensa lista de coberturas e assistências que tem como objetivo trazer uma segurança maior para o segurado, seus bens e sua família. No caso do Seguro Residencial não é diferente. 

Existem proteções para o seu lar em diversas situações, além de serviços e garantias que podem ser acionadas em ocasiões de rotina, como a perda da chave da casa, reparos elétricos e até mesmo vigilância de emergência em momentos de risco. 

Confira mais algumas coberturas comuns nos Seguros Residenciais:

  • Queda de raio
  • Impacto de veículo e queda de aeronaves 
  • Explosão 
  • Vendaval, granizo, furacão, tornado 
  • Moradia temporária
  • Furto e roubo
  • Danos elétricos
  • Conserto de eletrodomésticos
  • Assistência para encanamentos, eletricista, vidraceiro, manutenção de caixa-d’água, entre outros.

3. Apenas herdeiros legais podem receber a indenização

Um erro muito comum é acreditar que no caso de morte do segurado apenas os herdeiros legais (filhos, cônjuge, pais…) e demais parentes, poderão receber o valor contratado do seguro (indenização). Na verdade, a apólice do seguro de vida permite que o contratante indique como beneficiário qualquer pessoa de sua preferência. 

Sendo assim, amigos, conhecidos, parentes distantes e até mesmo instituições de caridade que o segurado queira ajudar podem entrar na lista de beneficiários do seguro.

 

 4. Receber o suporte ou indenização de um seguro é complicado e leva tempo

Quando algo acontece, basta entrar em contato com a seguradora e informar o ocorrido. Depois serão solicitados alguns documentos básicos. No seguro de vida, em caso de morte,  por exemplo, podem ser requeridos o atestado de óbito, certidão de casamento, CPF e comprovante de residência.

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) estabelece que após a entrega dos documentos, a seguradora terá até trinta dias para pagar a indenização ao beneficiário. Esse prazo pode ser prorrogado caso seja necessário mais algum comprovante solicitado posteriormente.  

 

5. No Plano Odontológico tem limite de consultas

Os planos são utilizados da seguinte forma: você marca a primeira consulta onde o dentista fará uma avaliação completa para realizar o diagnóstico da sua saúde bucal. Em seguida, o profissional poderá encaminhá-lo para um especialista que cuidará do problema identificado. 

Assim, você terá acesso a quantas consultas forem necessárias até que o seu problema seja resolvido, realizando o tratamento integral. 

 

6. Todo seguro possui “pegadinhas” que dificultam a vida do segurado

A verdade é que, assim como qualquer contrato de serviço, é importante que você leia todas as condições para estar ciente dos deveres e direitos que constam no documento. Além disso, é fundamental escolher uma corretora séria e ética que trabalhe de acordo com os regulamentos da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que regula o setor no Brasil. 

 

7. Seguro de Acidentes Pessoais só serve para quem tem um trabalho perigoso

Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa, seja um acidente de carro, no trabalho, uma queda ou qualquer outra situação que possa causar danos à saúde, provocando a morte, invalidez permanente total ou parcial. 

Além disso, a maioria dos seguros conta com assistências para que você possa usufruir de benefícios como descontos em farmácias, chaveiro, encanador, eletricista, orientação nutricional, entre outros. 

Portanto, o Seguro de Acidentes Pessoais pode ser contratado por todos que queiram se proteger e garantir apoio e estabilidade financeira quando algo acontecer, contando ainda com suporte para os contratempos do dia a dia.  

 

8. Plano Odontológico é caro

Esse é outro grande mito sobre o seguro dental. Os planos atuais consideram a necessidade do contratante e os valores se alteram de acordo com a cobertura oferecida. De todo modo, os custos com o plano são consideravelmente menores que aqueles que são pagos quando se trata de um tratamento particular. 

Na ViverBem temos opções a partir de R$23,99 e pelo menos 183 procedimentos inclusos. Assim, ao colocar na ponta do lápis a vantagem de contar com uma ampla rede de profissionais por um valor baixo, você percebe que o investimento é mínimo e o retorno excelente.

 

9. Só é possível contratar um seguro indo até a corretora

Atualmente é possível fazer compras do supermercado, roupas e diversos itens on-line e com o seguro não é diferente. Faça a cotação (orçamento) até a contratação e assinatura pela internet, tudo isso com a ajuda de corretores profissionais preparados para analisar e encontrar o melhor plano para você e sua família. 

A ViverBem é uma corretora 100% digital que busca descomplicar o processo de contratação do seu seguro. Em nosso site você tem a oportunidade de conversar com nossos corretores de forma simples e eficaz. Com o serviço online você faz a cotação, descobre as melhores condições de pagamentos, coberturas ideais para sua realidade e protege sua família e seus bens.

Entre em contato, converse com nossa equipe pelo WhatsApp e conheça hoje mesmo!

 

Receba semanalmente nossa newsletter e fique por dentro do mundo ViverBem.