É comum que os responsáveis fiquem preocupados com a saúde de seus filhos, no entanto, mesmo com um acompanhamento podem surgir problemas odontológicos causados pela alimentação, falta de higiene correta e desconhecimento.
Os cuidados com a saúde bucal devem começar assim que os primeiros dentinhos do bebê nascem. Nessa fase, a visita ao dentista acontece, principalmente, para aumentar o conhecimento sobre a dentição infantil, a forma correta de escovar e o que pode ser utilizado na limpeza.
1 – CÁRIE
O problema mais comum na infância é a cárie. Ela é ocasionada devido ao consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar aliada a má higiene bucal. Quando há restos de comida nos dentes, ocorre a proliferação de bactérias, formando a placa bacteriana. Elas produzem ácidos que são responsáveis por destruir o esmalte dos dentes.
A saliva é uma substância importante para evitar a cárie, pois ela atua equilibrando a acidez da boca. Por isso, qualquer condição que diminua a produção da saliva deve ser observada e tratada pelo dentista. Além disso, outros problemas podem causar deficiências na produção do esmalte, além da composição da placa bacteriana, ambas as situações criam maior vulnerabilidade a cáries.
As crianças que desenvolvem esse problema relatam dor ao mastigar, sensibilidade a alimentos frios, quentes ou doces e dor de dente. A prevenção da cárie consiste na limpeza correta da dentição e aplicação de flúor para proteger o esmalte.
2 – HALITOSE
O mau hálito é bastante comum durante a infância e as principais causas são a má alimentação e má escovação. Quando as crianças não possuem uma rotina de limpeza bucal, incluindo o uso do fio dental, restos de comida podem se acumular e provocar um odor mais intenso.
Isso ocorre porque a formação de placas bacterianas provoca a produção de sulfureto de hidrogênio, substância responsável pelo mau cheiro bucal.
Apesar disso, outras condições podem desencadear a halitose:
Sinusite – neste caso há a retenção de líquidos nas passagens nasais e na garganta, ambiente perfeito para a proliferação das bactérias que causam o odor.
Respirar pela boca – essa atitude reduz a produção de saliva ou aumenta sua evaporação. Acontece que a saliva é uma ferramenta importante na lavagem de bactérias, além de evitarem as cáries.
Alimentação – alimentos como alho, cebola e algumas especiarias podem contribuir para o odor intenso e desagradável, por isso, a dica é sempre fazer a escovação e a limpeza com fio dental após o consumo.
3 – BRUXISMO E DENTES DESALINHADOS
O bruxismo é caracterizado pelo ato de ranger os dentes involuntariamente e acontece, normalmente, em situações de ansiedade e estresse. Essa condição pode causar na criança diversos incômodos como insônia, dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço e na face.
Além da consulta com o dentista, onde o profissional poderá indicar placas de mordidas ou protetores que aliviam o atrito entre os dentes.
Contrate um plano odontológico e proteja a saúde do seu filho!
Na ViverBem Seguros você encontra duas modalidades de plano odontológico para crianças. As opções possuem procedimentos e exames necessários para cuidar da saúde bucal desde os primeiros meses de vida até a adolescência. Conheça um pouco mais:
Dente de Leite – para bebês e crianças entre 0 e 7 anos de vida, com 183 procedimentos e exames disponíveis.
Dental Júnior – são 184 tratamentos para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos de idade.
A ViverBem Seguros é uma corretora 100% digital, simples e segura. Faça a cotação do plano odontológico para seu filho, tire suas dúvidas e descubra as melhores condições de pagamentos.