A franquia de seguro é uma participação financeira, determinada na apólice, ou seja, trata-se do valor fixado no contrato que a pessoa deve pagar quando o veículo sofrer danos decorrentes de um acidente, por exemplo. Essa quantia determina o que você terá que pagar em caso de sinistro antes que a seguradora assuma o restante das despesas cobertas. Entender como o valor da franquia é calculado é fundamental para fazer escolhas conscientes e bem informadas para o futuro.
Neste texto, vamos explorar os fatores que determinam o cálculo da franquia de um seguro.
1. Tipo de Seguro: O tipo de seguro que você está adquirindo é o primeiro fator a ser considerado. Os de automóveis, saúde, residência e outros têm regras e fórmulas diferentes para calcular a franquia.
2. Valor do Prêmio: Em geral, quanto mais alto o valor do prêmio do seguro (a quantia que você paga regularmente), mais baixa será a franquia. Isso significa que você pagará menos em caso de sinistro, mas o custo mensal do seguro será maior.
3. Perfil do Segurado: É levado em consideração seu perfil pessoal, como idade, histórico de seguros, de sinistros e local de residência.
4. Valor Segurado: O valor segurado, ou seja, o montante que a seguradora cobrirá em caso de sinistro, influencia o valor da franquia.
5. Tipo de Cobertura: Se escolher coberturas adicionais ou opcionais, como contra terceiros em um seguro de automóveis, isso também afetará o cálculo da franquia. Elas podem resultar em franquias separadas para cada tipo de sinistro.
6. Política da Seguradora: Cada seguradora tem suas próprias políticas e métodos de cálculo de franquia. É fundamental ler atentamente a apólice de seguro para entender como a franquia é determinada pela sua seguradora específica.
Tipos de franquia
Franquia normal: Ou franquia básica. Essa opção é utilizada como base nas cotações, e é uma das mais escolhidas na hora da contratação, pois é indicada para os condutores com maior experiência no trânsito.
Franquia majorada: Ela tem um baixo histórico de sinistros e não costuma ter problemas no trânsito. Costuma ter um valor acima do normal.
Franquia reduzida: É recomendada para aqueles motoristas que não são muito experientes, pois o valor é inferior à franquia normal.
Franquia isenta: Entre todos os tipos no mercado, esta é a menos comum. Em caso de danos parciais ao veículo, o segurado não precisa gastar nada mais, o que faz com que todo o preço do conserto fique a cargo da seguradora, deixando o valor total do seguro mais alto.
Na Seguradora SUHAI, a cobertura exclusiva de Furto e Roubo não inclui cobrança de franquia, sendo uma grande economia para o segurado.
É importante entender que a franquia é uma escolha flexível para muitos. É possível ajustá-la ao selecionar sua apólice, optando por uma franquia mais alta para reduzir o custo mensal do seguro ou uma franquia mais baixa para pagar menos em caso de sinistro.
Portanto, o valor da franquia é calculado com base em uma variedade de fatores, incluindo o tipo de seguro, o valor do prêmio, o perfil do segurado, o valor segurado, o tipo de cobertura e as políticas da seguradora. Compreender esses elementos ajudará você a tomar decisões informadas ao escolher a apólice de seguro que melhor atende às suas necessidades e orçamento.
Converse pelo WhatsApp e faça a cotação agora mesmo!