Clareamento dental – tipos, como funciona, vantagens, planos que cobre

Manter os dentes brancos e vistosos é sinal de bem-estar e saúde para a maioria das pessoas, mas para chegar ao resultado esperado com o clareamento dental é preciso passar antes por algumas etapas. 

O primeiro passo é realizar uma avaliação completa com o cirurgião-dentista de modo a encontrar e tratar cáries, gengivite e qualquer outra condição que possa prejudicar a saúde bucal do paciente, pois, para os procedimentos de clareamento, a boca deve estar totalmente saudável. 

Após essa etapa, o profissional poderá avaliar a coloração inicial dos dentes e definir qual tipo de clareamento será o mais eficaz, quantas sessões serão necessárias e o gel a ser utilizado. 

 

Tipos de clareamento

 

Para atingir a cor desejada, o dentista poderá indicar um tipo específico de tratamento considerando as particularidades e necessidades de cada paciente. O tratamento consiste, basicamente, na aplicação de um gel feito à base de peróxido de hidrogênio, substância capaz de quebrar as moléculas pigmentadas do dente. 

Por isso, embora seja possível comprar “kits clareadores” e realizar o procedimento sem acompanhamento, a prática não é recomendada, visto que pode trazer riscos à saúde caso a concentração do gel clareador não seja a correta, bem como não levar ao resultado esperado. 

Conheça os tipos mais comuns de clareamento indicados e acompanhados pelos profissionais. 

 

Caseiro 

Neste método o paciente  utiliza uma moldeira de silicone e um gel clareador, normalmente durante a noite. Existem ainda os produtos que podem ser usados por um tempo menor, como os de 4 horas e de 30 minutos diários.

O tempo varia conforme a concentração do gel indicada pelo dentista, assim como a moleira é produzida individualmente para evitar, por exemplo, o contato da substância com a gengiva. 

Neste tipo de clareamento a duração do tratamento é um pouco maior e a participação do paciente é mais importante para que os resultados sejam alcançados ao final do processo. 

 

Aplicação profissional

Realizado no consultório odontológico, esse tipo de clareamento é mais rápido que o método anterior, com resultados em três ou quatro sessões, por utilizar o gel mais concentrado. 

No entanto, como é aplicada é semelhante ao tratamento caseiro: a gengiva é coberta e a substância é espalhada pelos dentes, agindo por cerca de uma hora. 

 

Laser 

A técnica é realizada apenas no consultório e tem resultados ainda mais expressivos em um menor tempo. Isso acontece porque o laser intensifica a ação do gel clareador ao aumentar a sua permeabilidade, ou seja, permite que a substância atinja pontos ainda mais precisos dos dentes. 

Além disso, o gel utilizado é mais potente que o aplicado no procedimento caseiro e os efeitos surgem já nas duas primeiras sessões. 

 

Luz Ultravioleta

Semelhante ao laser na sua aplicação, a luz ultravioleta ainda melhora a sensibilidade dentária após o tratamento. Neste caso, cada sessão tende a durar 20 minutos e os resultados podem ser observados entre a segunda e a terceira visita ao consultório. 

 

Contra-indicações 

O clareamento dental tem se tornado um procedimento comum que visa melhorar o aspecto visual e a autoestima, mas o tratamento não é indicado em alguns casos, pois poderá trazer riscos à saúde ou não ter o efeito esperado. Veja algumas situações em que não há indicação.

  • Grávidas e lactantes
  • Quando há presença de cáries
  • Pessoas menores de 13 anos (é preciso uma avaliação individual após essa idade)
  • Pessoas alérgicas aos componentes do gel clareador
  • Pacientes com restaurações defeituosas ou com problemas na gengiva
  • Pessoas com problemas no esmalte dos dentes
  • Pessoas com problemas graves de saúde (é necessária a liberação do médico) 

 

Duração e vantagens 

Quando a manutenção é realizada corretamente, o paciente poderá manter os resultados por até três anos após o tratamento, mas ainda sim o dentista poderá indicar anualmente uma visita ao consultório para retoque. 

Para chegar ao tempo máximo do efeito, é indicado evitar o consumo em excesso de alimentos como vinho tinto, café, suco de uva, chá-preto e refrigerante de cola. 

Além do resultado estético e do aumento da autoestima do paciente, o clareamento tem a vantagem de levar o indivíduo a melhorar a higiene bucal, pois é preciso escovar os dentes após cada refeição, bem como utilizar o fio dental. 

 

Clareamento através do Plano Odontológico

Agora que você conhece mais sobre o procedimento, saiba que uma opção econômica e segura para realizar o tratamento clareador é utilizando a cobertura oferecida pelo plano odontológico. 

Na ViverBem Seguros, corretora 100% digital, você encontra os planos Mult Fit e Mult Estética que incluem o clareamento dentário e mais de 215 procedimentos para você manter o sorriso e a saúde bucal em dia.

Em nosso site, você conversa com os corretores em apenas um clique. Tire suas dúvidas, descubra as melhores condições de pagamentos e cuide de você hoje mesmo.

 

Receba semanalmente nossa newsletter e fique por dentro do mundo ViverBem.