Check-UP odontológico: mantenha o tratamento dentário em dia

Você possui uma rotina de cuidados com a saúde bucal? Escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental regularmente faz parte de um conjunto de hábitos saudáveis para manter a boca saudável. Outro aspecto importante são as visitas ao dentista, o chamado check-up odontológico, que deve ser periódico para a prevenção de doenças, realizar limpezas mais profundas e detectar problemas bucais no início.

Um sorriso bonito e sadio é composto pela união dos dois (higiene diária e acompanhamento profissional), sendo indispensáveis durante toda a vida.

 

Para que serve o check-up odontológico?

 

A avaliação realizada por um dentista assegura que o cuidado realizado diariamente está sendo realizado da maneira correta. A análise poderá identificar desde distúrbios mais comuns decorrentes da má higiene bucal, como a sensibilidade, causada por diversos fatores, até a formação de placas bacterianas, espécie de película de sujeira que reveste os dentes e leva à cárie.

Outras questões mais sérias também serão identificadas, como no caso do bruxismo. Definido como uma prática inconsciente que leva o paciente a ranger ou apertar os dentes e pode ocorrer durante o dia ou à noite. O bruxismo noturno, normalmente, traz mais consequências para a pessoa, como dor de cabeça, insônia e até depressão.

Entre os problemas mais preocupantes está o tártaro. Essa enfermidade acontece quando a placa bacteriana se calcifica e cobre parte dos dentes e gengiva. O aspecto mais visível é a coloração amarelada, mas pode desencadear condições como a gengivite e periodontite, nível mais preocupante e fator de risco para doenças cardíacas e pulmonares.

O dentista pode recomendar, por exemplo, o uso de um creme dental específico para a sua necessidade, como os utilizados para diminuir a incidência de cáries, bem como informar sobre alimentos que fortaleçam a dentição e reduzam o problema identificado. Além disso, poderá realizar exames caso necessário.

 

Conheça outras funções do check-up odontológico

 

São diversas vantagens e motivos para manter as visitas regulares ao consultório:

 

Procedimentos mais simples

 

Idas periódicas permitem que o dentista reconheça doenças ainda no estágio inicial, como a gengivite e as cáries, reparos de urgência e emergência, radiologias preventivas, restaurações, tratamento de canal, aplicação de flúor e outros procedimentos de prevenção. Desse modo, toda intervenção será mais simples, eficaz e irá causar menos desconforto ao paciente.

Tratamentos para problemas mais graves e acentuados podem levar alguns meses ou anos, exigir investimentos maiores e causar dilemas emocionais, como estresse, pela demora na resolução. Além disso, os serviços

 

Reduz o desgaste dos dentes

 

A deterioração é natural e comum ao longo dos anos, mas o acompanhamento profissional proporciona cuidados minuciosos, difíceis de serem realizados em casa. Assim, é possível diminuir a ação do tempo, realizando, por exemplo, o clareamento ou preenchimento dos dentes com resina.

 

Prevenção

 

Uma simples inflamação na gengiva, por exemplo, pode se tornar uma gengivite, doença caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana. A enfermidade pode resultar na perda dos dentes ou mesmo em problemas cardíacos. Prevenir é o melhor caminho para evitar que a situação saia do controle.

 

Sorriso mais bonito

 

Todos os cuidados culminam em uma dentição mais harmônica e vistosa, o sorriso é mais saudável e bonito. A influência de uma boca bem cuidada vai além das questões de saúde bucal e atingem a autoestima, melhorando o humor e a autoconfiança.

 

Economia

 

Evitar condições graves na cavidade oral pode economizar muito tempo, garantir saúde emocional e diminuir os gastos consideravelmente. Quando você contrata um plano odontológico a economia tende a ser ainda maior, uma vez que os custos por consulta não tem coparticipação, por tanto, sem despesas adicionais.

Além disso, a rede de profissionais permite escolher aquele que mais corresponda às suas necessidades, encontrando, por exemplo, um consultório que seja próximo de casa ou do trabalho, para otimizar o transporte.

 

Qual a frequência do check-up?

 

Geralmente, o recomendado é que a visita ao dentista ocorra a cada 6 meses, mas essa frequência poderá variar conforme a avaliação do profissional. O dentista observa os cuidados diários, as condições dos dentes, gengivas e toda a região bucal, bem como o histórico de cada paciente.

 

Contrate um seguro odontológico

 

Agora que você sabe mais sobre o check-up e pode conhecer o plano odontológico em outro texto aqui do blog, entre em contato com a ViverBem Seguros para garantir o seu acompanhamento regular.

 

Entre em contato pelo WhatsApp e conheça o plano odontológico perfeito para você!

 

Receba semanalmente nossa newsletter e fique por dentro do mundo ViverBem.