Quando o assunto é prevenção de acidentes, é comum que as pessoas pensem em situações relacionadas a quedas, claro, também são problemas que devem ser observados com atenção, mas nesse caso, estamos falando de incidentes com a parte elétrica do lar.
Manter a rede elétrica de sua casa em perfeito funcionamento não é apenas uma questão de conforto, mas também de segurança e economia a longo prazo. É fundamental que as instalações estejam em boas condições para evitar problemas de curtos-circuitos e falhas na rede.
A manutenção é importante por diversos motivos, como:
1. Instalações mal conservadas aumentam o risco de incêndios e choques elétricos. Um sistema antigo ou com fios desgastados pode se tornar um perigo para os moradores da casa.
2. Aquela que está em boas condições pode ser mais eficiente, o que resultará em economia de energia e, consequentemente, na redução da conta de luz.
3. Casas com sistemas modernos têm maior valor de mercado e são mais atraentes para compradores.
Como manter a eletricidade em dia?
– Inspeções regulares: realize vistorias periódicas com um eletricista de confiança. Isso ajuda a identificar problemas futuros antes que se tornem grandes dores de cabeça.
– Substituição de componentes antigos: se sua casa possui uma instalação antiga, é ideal substituir fios e componentes por versões mais modernas e seguras.
– Fique atento a sinais de fusíveis queimados, interruptores quentes ao toque, luzes piscando ou faíscas ao ligar aparelhos.
– Caso esteja reformando a sua casa ou comprando novos aparelhos, garanta que tenha capacidade suficiente para suportar a carga a mais.
– Não sobrecarregue as tomadas: esse hábito gera excesso, que pode causar desligamento do disjuntor e curtos-circuitos – que são as maiores causas para os incêndios.
– Cuidado com eletrônicos próximos a regiões molhadas: a água faz com que a aparelhagem eletrônica tenha uma pane, gerando descargas em quem estiver próximo. Cuidado com pias, tanques, chuveiros e banheiras.
– Atenção com as crianças em casa: os pequenos não sabem o perigo pode acontecer ao brincar introduzindo objetos na tomada, por exemplo. Utilize os protetores e fique de olho.
– Cuidado ao trocar a temperatura do chuveiro: jamais mude a temperatura enquanto o aparelho estiver ligado. O recomendado é que isso seja feito antes de entrar no banho, de chinelo e não de pés descalços.
– Fios desencapados: eles geram curtos-circuitos e choques. Não de uma de eletricista e tentar manusear redes elétricas e aparelhos eletrônicos. Se você não possui entendimento e domínio das técnicas, deixe isso para um profissional.
Cuidados quando estiver fora de casa
– Cuidado com fios caídos. Nunca pegue ou pise sobre eles;
– Saia rapidamente da água em caso de tempestade, isso vale para rios, praias, etc.
– Se precisar mexer em algum objeto metálico, verifique se não tem chances dele encostar em nenhum cabo elétrico aéreo que esteja perto.
O papel do seguro residencial
Um seguro residencial não só protege contra danos físicos à propriedade, como incêndios causados por problemas elétricos, mas também pode cobrir a substituição de equipamentos elétricos danificados.
– Muitos seguros residenciais cobrem danos causados por curtos-circuitos, sobrecargas elétricas e outros problemas relacionados à instalação da casa.
Acidentes com eletricidade não são brincadeira, são graves e causam transtornos que podem ser evitados. Manter a parte elétrica de sua casa em dia é apenas uma medida preventiva que garante a tranquilidade e o bom funcionamento do seu lar. Isso reduz o risco de incidentes maiores, como também resulta em economia a longo prazo e tranquilidade para você e sua família.
Ao combinar práticas de manutenção responsáveis com a escolha de um seguro residencial adequado, você estará protegendo seu bem e garantindo um ambiente confortável para todos.