Ter um animal de estimação em casa é uma experiência animadora e feliz, porém, requer alguns cuidados específicos para garantir o bem-estar do pet e uma convivência harmoniosa para todos.
É importante, antes de adotar ou comprar um animal, conhecer quais são os cuidados necessários para ter em casa. As adaptações são necessárias, independentemente do tipo e da raça do pet escolhido.
- Alimentação adequada: A nutrição é a base para a saúde dos pets. Escolha uma dieta balanceada e específica para a espécie e tamanho do animal. Consulte um veterinário para determinar a quantidade certa e ajustar conforme necessário ao longo da vida dele.
- Ambiente seguro: Prepare a casa para garantir um ambiente seguro para o pet. Remova plantas tóxicas, fios elétricos e objetos pequenos que possam ser engolidos. Mantenha produtos químicos e medicamentos fora do alcance, garantindo que o pet não tenha acesso a substâncias prejudiciais. Outro ponto é que os animaizinhos têm um cheiro natural um pouco diferente do que estamos acostumados e algumas espécies podem soltar pelos, precisando de limpeza adequada.
- Espaço: Cada animal tem suas próprias necessidades de exercício. Cães precisam de caminhadas diárias, enquanto gatos podem se beneficiar de brinquedos interativos. Proporcione um ambiente enriquecido para evitar o tédio, o que pode levar a comportamentos destrutivos. Separe um cantinho da casa tranquilo e fresco para as coisas do pet de estimação, em que ele possa descansar, tornando um ambiente mais acolhedor para o animalzinho.
- Higiene e limpeza: Mantenha a higiene do ambiente e do pet. Escove regularmente, especialmente em raças de pelo longo. Cuide da higiene dele, aparando as unhas quando necessário. Limpe a área de convívio regularmente, incluindo a troca da areia da caixa de areia para gatos.
Entre os principais hábitos de higiene estão:
- Escovação frequente para retirar pelos soltos;
- Limpeza das patinhas, com pano úmido após os passeios na rua;
- Banhos regulares, cuidado com a limpeza de olhos, ouvidos e outras partes sensíveis.
- Visitas regulares ao veterinário: Check-ups regulares são essenciais para detectar problemas de saúde precocemente. Tenha o calendário de vacinações em dia e discuta com o veterinário a necessidade de vermifugação e tratamentos preventivos contra pulgas e carrapatos.
- Treinamento comportamental: Treine seu pet desde cedo para comportamentos desejados. Reforce positivamente e seja consistente.
- Identificação: Coloque o nome do pet na coleira. Para facilitar o encontro em caso de perda, considere a implantação de um microchip.
- Integração com outros animais: Facilite a socialização do pet com outros animais e pessoas desde cedo. Isso ajuda a prevenir comportamentos agressivos e contribui para um convívio mais tranquilo.
- Instale telas de proteção: As redes de proteção para sacadas e janelas são indicadas para a proteção deles, pois são fabricadas com um material mais firme e resistente.
- Seguro Residencial: Nele você conta com a assistência pet, que oferece os cuidados veterinários para gatos ou cachorros. O plano inclui consulta e atendimento ambulatorial 24h.
Ter um pet em casa é uma responsabilidade grande. Ao adotar os cuidados, você cria um ambiente propício para o desenvolvimento do seu animal de estimação.