Um sorriso radiante é o cartão de visitas de qualquer pessoa, porém, apresentar dentes escuros pode comprometer, não somente a estética, mas também a saúde bucal. Entender as principais causas dessa descoloração é o primeiro passo para prevenir e reverter esse problema.
1. Pigmentação de alimentos e bebidas:
Alimentos e bebidas intensamente coloridos, como café, chá, vinho tinto, molhos escuros e frutas pigmentadas, por exemplo, deixam resíduos nos dentes ao longo do tempo, resultando em manchas persistentes.
2. Tabagismo:
Produtos químicos presentes no cigarro mancham os dentes e contribuem para o acúmulo de placa bacteriana, agravando a descoloração.
3. Higiene bucal inadequada:
A falta de uma rotina de higiene bucal eficaz permite o acúmulo de resíduos e o desenvolvimento de bactérias, contribuindo para manchas no sorriso.
4. Problemas de saúde:
Condições como fluorose devido a exposição excessiva ao flúor durante o desenvolvimento dentário, levam a manchas. Da mesma forma, o uso de certos medicamentos, como a tetraciclina, também.
5. Condições genéticas, traumas e idade:
Fatores genéticos e traumas dentários influenciam na coloração dentária. O desgaste do esmalte ao longo do tempo revela a dentina mais escura, enquanto traumas podem causar hemorragias internas e perda da coloração.
Cuidados essenciais para manter o esmalte dental saudável
Conforme envelhecemos e vão passando os anos, é normal que os dentes passem a ficar mais escuros. O escurecimento causado pelo tempo ocorre de forma progressiva e não tão dramática. Ou seja, um dente não ficará completamente preto de um dia para o outro.
Diante desse cenário, adotar práticas de higiene oral rigorosas, evitar o tabagismo e moderar o consumo de alimentos pigmentados são passos relevantes a se adotar.
Além disso, procedimentos odontológicos como clareamento dental e restaurações oferecem soluções eficazes para restabelecer a cor natural dos dentes.
6. Tártaro
Se, mesmo após fazer a higienização dos seus dentes, ainda persistir a escuridão, pode ser que seja o acúmulo de tártaro, que é o acúmulo de bactérias que formam uma placa endurecida em tons de marrom ou amarelo e é retirada com profissionais da área.
Quais são os tratamentos mais frequentes para dentes escuros?
O primeiro passo é consultar com um dentista para buscar o tratamento mais adequado com base no seu caso. Um plano odontológico reforça o cuidado, não somente com isso, mas inúmeras vantagens para o seu sorriso ficar ainda mais radiante.
Confira abaixo alguns tratamentos feitos por especialistas:
- Limpeza profissional:
Se o tártaro for o causador, o dentista poderá retirá-lo fazendo a raspagem no consultório. Para prevenção do mesmo é necessário realizar uma escovação cuidadosa pelo menos duas vezes ao dia e o usar o fio dental diariamente.
- Clareamento:
Dependendo do caso de escuridão, o tratamento deverá ser feito em mais de uma consulta, clareando aos poucos o tom até chegar à cor mais próxima do natural.
- Aplicação de facetas:
Outra opção é aplicação da faceta em resina, que tem vantagens como o custo menor em relação a outros materiais, como a porcelana, e a aplicação rápida, podendo ser feita em apenas uma visita ao consultório.
- Lentes de contato dentárias
As lentes dentárias são pequenas capas, super finas, que padronizam o sorriso, se adaptando ao tamanho dos dentes.
Compreender as causas dos dentes escuros é importante para tomar medidas preventivas e buscar tratamentos adequados. Um sorriso saudável e brilhante não apenas eleva a autoestima, mas reflete o cuidado dedicado à saúde.
Entre em contato conosco e comece o ano cuidando do seu sorriso!