Nem sempre conciliar trabalho, estudos e casa é fácil, ainda mais quando falamos de manter onde moramos organizado e arrumado, o que proporciona conforto e bem-estar e a sensação de leveza. Para isso, será preciso criar uma rotina de práticas de limpeza.
Abaixo, separamos dicas para manter a casa em ordem.
1. Dívida por partes
Um dos principais pontos levantados pelas pessoas, é que não gostam de faxinar por isso se tornar um evento, de “perder” uma manhã ou tarde toda para se dedicar às tarefas de limpeza e cuidado com a casa.
Para simplificar e não ser cansativo, a dica aqui é setorizar e dividir por partes, na segunda-feira limpar o chão, na terça tirar o pó, na quarta o banheiro, e assim por diante.
Assim, mesmo que você trabalhe fora, conseguirá manter a casa em ordem de pouquinho a pouquinho.
2. Arrumações diárias
Como falado acima, organizar o lar diariamente é um dos segredos para não deixar nada acumular e tentar sempre que possível, manter essa constância do dia a dia.
Não deixe para depois, lave a louça na hora, dobrar as roupas de cama assim que acordar, essas pequenas atitudes ajudam muito no processo de manter os ambientes em ordem, limpos e arrumados.
3. Organize as roupas
Com o roupeiro bagunçado, achar uma peça de roupa que precisa torna-se difícil. Agora multiplica essa situação para quando estiver atrasado para o trabalho ou compromisso, tudo sendo jogado na correria de achar o que precisa e ainda, organizar tudo na volta para casa.
Tire um tempo para dobrar e guardar dentro do roupeiro. Separe por cores, nas prateleiras e doe o que não usa mais para quem precisa. Com tudo visível e sem excessos, é possível economizar com essa maneira de guardar, porque você consegue ter uma visão melhor das peças no armário.
4. Acessórios próprios
Quem mora em espaço menor, tem o problema de que a quantidade de coisas que tenha não seja proporcional à metragem do ambiente. Aderir à praticidade dos separadores e das caixas organizadoras, seja dentro de armários, prateleiras ou estantes, como decoração, auxiliam na organização da casa e de ter a possibilidade de guardar mais coisas pessoais e objetos num espaço menor sem se preocupar se caberá ou não no ambiente externo, ou se ficará sem espaço.
5. Liste
Quem nunca se viu cheio de demandas e tarefas e não sabia nem por onde começar? No ambiente profissional e no pessoal não são difíceis de acontecer, o acúmulo de tarefas a fazer pode atrapalhar e te deixar perdido.
Adotar a prática de listar o que precisa ser feito ajuda a montar as prioridades e dar um start no que pôr a mão na massa. Uma dica é começar por aquilo que está mais crítico e que precisa de uma faxina mais pesada.
6. Consumo na medida
Manter o consumo sob controle e o último item, mas não menos importante, isso porque ao comprar produtos em quantidade exagerada atrapalha numa casa arrumada, pois quando
não há mais espaço para acomodar tantas coisas, os excessos começam a ficar aparentes.
Ter essa medida é uma maneira de administrar o financeiro e de repensar nos seus hábitos de consumo, evitando compras por impulsos e sem necessidade.
Gostou das dicas? Para manter a residência em ordem não precisa ser distante e exaustivo, com as informações e métodos assertivos na sua rotina, você tem tudo para transformar seu lar no aconchego que quer.