Você já ouviu falar do termo chamado “autorresponsabilidade”? Ele está associado a nossa capacidade de responsabilização conosco por aquilo que acontece em nossas vidas e o que impacta diretamente a ela, ou seja, é a consciência da forma que agimos e reagimos aos mais diversos acontecimentos.
A verdade é que nós somos responsáveis pelos nossos atos. A autorresponsabilidade é a certeza de que ninguém além de você é responsável por todas as suas experiências e o futuro que cria a partir do presente.
E qual a importância disso e como desenvolver?
Como falamos, é sobre assumir o controle da nossa jornada, compreender que as coisas boas e ruins estão associadas às escolhas que tomamos nesse caminho. Entender o nosso papel com todas essas atribuições ao longo de nossa vida e praticar a autorresponsabilidade diariamente.
-
Avalie o seu comportamento
O primeiro passo é entender o seu comportamento diante dos seus pontos fracos e fortes e, a partir daí, fazer uma autoanálise de como costuma diante delas. Assim, é possível compreender se você transfere a culpa para outra pessoa, se pensa e resolve elas de maneira racional, etc. Conhecer a si é essencial para começar a desenvolver a autorresponsabilidade.
-
Mude
O segundo passo é mudar e abandonar o que for negativo para algo saudável. Adotar isso é caminhar para uma vida melhor e relações saudáveis com familiares, amigos e no ambiente de trabalho.
-
Pratique o autoconhecimento
Sabendo de tudo isso, fica mais fácil assumir as nossas responsabilidades e praticar o autoconhecimento.
-
Planeje
Com um bom planejamento você consegue melhorar suas relações consigo e com aqueles que ama. Por exemplo, organizar o financeiro para chegar na aposentadoria com maiores recursos.
-
Avalie os resultados
Acompanhar e avaliar as mudanças são essenciais nesse percurso. Ver o quanto evoluiu e desenvolver a habilidade de autoresponsabilidade. Ver o que ainda pode ser feito, o que mudar.
Benefícios de desenvolver autorresponsabilidade?
Os benefícios são inúmeros, como compreender os ajustes de melhoria no âmbito de trabalho, relacionamentos, metas de sonhos, financeiro, mental, entre outros.
-
Foco nas soluções
Ao entendermos o nosso papel como protagonistas das nossas ações, torna-se mais fácil encontrar soluções para possíveis atritos e problemas, sem rodeios, dificuldades e lamentações.
-
Decisões maduras e produtivas
Quando assumimos os nossos comportamentos, mudamos e casos antigos de imaturidade, descontrole e decisões improdutivas, são reduzidos. Assim, é possível assumir cargos de liderança e utilizar essa habilidade para ganhar dinheiro por meio da aquisição de novas atribuições, com mais calma e lado racional.
-
Comunicação assertiva
Sem a autorresponsabilidade, algumas pessoas tendem a não compreender a importância de desenvolver um diálogo passivo e tranquilo com quem se relaciona no dia a dia. Ao adquirir, desenvolve a habilidade de comunicação clara e positiva.
-
Melhora nos relacionamentos
Quem assume o controle dos próprios comportamentos, enxerga os casos da sua rotina como oportunidades para contribuir e dar suporte aos que estão à sua volta, tornando-se
altruísta e empática que consegue cativar e engajar os indivíduos.
Portanto, a autorresponsabilidade é super válida e importante para ter uma vida mais feliz e saudável.